Deixe de arenguice.

Seminário e caminhada marcam, em Salvador, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado amanhã, 21 de janeiro. A data, oficializada pela Lei nº 11.635 de 2007, homenageia a ialorixá Gildásia dos Santos e Santos, a Mãe Gilda, vítima da perseguição ao candomblé.

O Seminário Contra a Intolerância Religiosa, promovido pelo Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos da Universidade do Estado da Bahia – CEPAIA/Uneb, acontece esta tarde, no Pelourinho. No encontro, devem ser criados os Grupos de Trabalho (GTs) para Construção do Observatório Contra a Intolerância Religiosa e para Construção do Programa Estadual de Combate a Intolerância Religiosa.

A 4ª Caminhada contra a Intolerância Religiosa acontecerá amanhã, a partir das 9h. Partirá do Largo da Sereia, no bairro de Itapuã (Salvador), e seguirá até a Lagoa do Abaeté, também em Itapuã. No Abaeté está localizado o terreiro Axé Abassá de Ogum, liderado por Mãe Gilda até a sua morte. A ialorixá era hipertensa e morreu de enfarte, em 2000, após ver uma foto sua publicada no jornal de uma igreja evangélica, acompanhada de texto depreciativo. Semanas antes, o terreiro de Mãe Gilda fora invadido por evangélicos.

A morte de Mãe Gilda foi o estopim de uma grande mobilização do Povo de Santo contra a  intolerância religiosa, capitaneada pela ialorixá Jaciara Ribeiro dos Santos, a Mãe Jaciara, sua filha e sucessora no Terreiro Axé Abassá de Ogum. A Igreja Universal do Reino de Deus, responsável pela publicação da Folha Universal, foi condenada a indenizar a família de Mãe Gilda.

Confira a programação do Seminário:

  • 14:00 abertura – Toque para os Orixás
  • 14:20 – Palestra
  • 15:00 Mesa 1 – Instalação do GT para Construção do Observatório Contra a Intolerância Religiosa
  • 16:00 Mesa 2 – Instalação do GT para Construção do Programa Estadual de Combate a Intolerância Religiosa
  • 17:00 Mesa 3 – Lançamento do Curso de Extensão para Sacerdotes, Sacerdotizas e Autoridades Religiosas de Matriz Africana / UNEB
  • 17:30 Café de Interação

Mais informações com o Cepaia:
CEPAIA – Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos
Tel.: 71 3241-0787/0811
E-mail: cepaia@listas.uneb.br / uneb.cepaia@gmail.com

Fonte: http://www.generoracaetnia.org.br/pt/noticias/item/458-20/01/2011-seminário-e-caminhada-marcam-em-salvador-o-dia-nacional-contra-a-intolerância-religiosa.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: