Maranhão

Praia em São Luís – São Luís – Maranhão
http://www.embratur.gov.br/site/br/galeria_multimidia/lista.php?it_nome=&estados=10&cidades=0

O Maranhão é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado a oeste da região Nordeste e tem como limites: o Oceano Atlântico (N), o Piauí (L), Tocantins (S e SO) e o Pará (O). Ocupa uma área de 333.365,6 km². A capital é São Luís e outras cidades importantes são Imperatriz, Timon e Caxias.

Geografia

Com altitudes reduzidas e topografia regular, apresenta um relevo modesto, com cerca de 90% da superfície abaixo dos 300 metros. Tocantins, Gurupi, Pindaré, Mearim, Parnaíba, Turiaçu e Itapecuru são os principais rios. Veja a lista de rios do Maranhão.

Economia

Sua economia se baseia na indústria (transformação de alumínio em alumina, alimentícia, madeireira), nos serviços, no extrativismo (babaçu), na agricultura (soja, mandioca, arroz, milho) e na pecuária.

História

Sua ocupação aconteceu a partir da ocupação francesa, que tentava fundar colônias no Brasil mas foi impedida pela corte portuguesa, que acaba por expulsá-los da região e fundar o forte de São Luís (nome este que foi dado pelos franceses e mantido pelos portugueses). São Luís é a única capital do Brasil cujo nome é de origem francesa.

Etnias

Cor/Raça Porcentagem
Brancos 24%
Negros 5%
Pardos 69%

Turismo

O Maranhão, por ser localizado em um bioma de transição entre o semi-árido nordestino e a amazônia, apresenta ao visitante uma mescla de ecossistemas somente comparada, no Brasil, com a do Pantanal Mato-Grossense. Possui mais de 650km de litoral, sendo, portanto, o estado com o 2º maior litoral brasileiro, sendo superado apenas pela Bahia. O turismo praticado nele pode ser classificado em 2 tipos: turismo ecológico e turismo cultural/religioso.

Turismo ecológico

O Maranhão possui paisagens e natureza exuberantes. Possui três focos principais: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, delta das américas e Chapada das Mesas.

Turismo cultural e religioso

Na capital maranhense, patrimônio cultural da humanidade, encontramos a maior parte dos valores históricos do estado preservado, em museus.

Com mais de 3500 imóveis dos séculos XVIII e XIX, é referência no Brasil de aristocracia portuguesa, que ainda podemos ver instalada nas fachadas das casas do Centro Histórico de São Luís. A 1 hora de barco, saindo da capital, podemos encontrar Alcântara, outro ponto de referência histórico/arquitetônico do estado. No que se refere a turismo religioso, o maranhão possui três eventos importantes. Um deles acontece em Junho, na capital maranhense, onde sao feitas festas em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal. Já em Alcântara, no segundo domingo de agosto, acontece a festa de São Benedito. Também lá , em maio, acontece a Festa do Divino, o mais badalado evento profano-religioso do estado.

Fonte: http://www.revistanordeste.com.br/regiao/maranhao.jsp

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: