Piauí

O Piauí é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado a noroeste da região Nordeste e tem como limites o oceano Atlântico (N), Ceará e Pernambuco (L), Bahia (S e SE), Tocantins (SO) e Maranhão (O e NO). Ocupa uma área de 252.378 km²[1] (pouco maior que o Reino Unido). Sua capital é a cidade de Teresina, considerada como cidade referência nos quesitos saúde e educação.

As cidades mais populosas são Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano. O relevo é moderado e a topografia regular, com mais de 53% abaixo dos 300 metros. Parnaíba, Poti, Canindé, Piauí e São Nicolau são os rios principais. Veja lista de rios do Piauí.

História

O povoamento da região do Piauí começou no século XVII, a partir do interior, quando os vaqueiros, vindos principalmente da Bahia, chegaram procurando pastos. Em 1718, o território, até então sob a jurisdição da Bahia, passou para a do Maranhão.

Em 1811, o Piauí tornou-se uma capitania independente. Por ocasião da Independência, em 1822, a cidade de Parnaíba foi ocupada por tropas fiéis a Portugal; o grupo recebeu adesões, mas acabou derrotado em 1823, por ocasiaão da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, o qual saiu enfraquecido e acabou por ser preso em Caxias. Alguns anos depois, movimentos revoltosos, como a Confederação do Equador e a Balaiada, atingiram também o Piauí.

Em 1852, a capital foi transferida de Oeiras para Teresina, tendo início um período de crescimento econômico. A partir da república, o Estado apresentou tranqüilidade no terreno político, mas grandes dificuldades no desenvolvimento econômico-social.

Etnias

Cor/Raça Porcentagem
Brancos 24%
Negros 2%
Pardos 73%

Litoral

O litoral piauiense é o menor dos litorais brasileiros, com apenas 66 km, com belas prais a cidade de Luís Correia, atrai muitos turistas e cada vez mais vem se desenvolvendo.

Turismo

O Piauí a cada dia desponta para o Turismo tendo como referências no ramo, o Delta do Parnaíba (único delta em mar aberto das Américas), Serra da Capivara na cidade de São Raimundo Nonato (patrimônio histório e cultural da humanidade declarado pela Unesco), Parque Nacional de Sete Cidades (Piripiri), Pedro II (terra da opala)e sua capital Teresina, que atualmente vem se destacando por sua capacidade para eventos, uma vêz que dispões de vários centros e vasta rede hoteleira e grande rede integrada de saúde.

Economia

A economia do Estado se baseia no setor de serviços (comércio), na indústria (química, têxtil, de bebidas), na agricultura (soja, algodão, arroz, cana-de-açúcar, mandioca) e na pecuária extensiva. O turismo apresenta-se na região norte do estado, nos municípios de Parnaíba e Luís Correia. O Piauí é considerado um dos estados mais pobres do Brasil, perdendo o primeiro lugar apenas para o Maranhão e Alagoas

Fonte: http://www.revistanordeste.com.br/regiao/piaui.jsp

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: