Pense num dever de valor.

Pesquisa sobre Preconceito e Discriminação no Ambiente Escolar

A FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, visando subsidiar a formulação de políticas e estratégias de ação que promovam, a médio e longo prazos, a redução das desigualdades em termos de resultados educacionais, o respeito e a própria educação para a diversidade nas escolas públicas brasileiras, conduziu-se pesquisa pioneira nesse campo com o objetivo de analisar, de maneira global, e coerente a incidência de preconceito e discriminação nas escolas públicas, de forma a descrever um quadro consolidado que sirva de linha de base para a avaliação de ações globais no campo da promoção da diversidade.

Arquivos para download:
Sumário
Pesquisa
Resultados

Fonte: http://www.printeccomunicacao.com.br

5 Comentários

  1. Regiane said,

    julho 23, 2009 às 9:42 pm

    Olá,

    TRabalho na área de inclusão de PcD e fiquei chocada com
    o resultado da pesquisa quanto ao nível altíssimo de preconceito.

    Att

    Regiane

    • Alê Almeida said,

      julho 28, 2009 às 1:18 pm

      Bom dia Regiane, tudo bem?

      É incrível como em pleno século XXI e em meio a tanta informação ainda haja preconceito. Porém, essa pesquisa é muito importante pois demonstra e prova o preconceito existente em nossa sociedade, um preconceito velado.

      Este blog é fruto de um trabalho de faculdade que, entre outros fatores, procurava demonstrar o preconceito existente com os nordestinos na cidade de São Paulo, e em sua fase de construção, muitas foram as pessoas que disseram não haver tal preconceito, que isso era coisa da nossa cabeça, entre outras agressividades. Mas, agora temos um estudo sério que demonstra o que não queremos ver. Assim, acredito que uma vez que olhamos uma questão livre de “achísmos” iniciamos um processo de mudança e isso é muito bonito.

      Abraços para você e muito obrigada pela visita.

      Alê Almeida

  2. Vânia said,

    agosto 3, 2009 às 3:38 am

    Parabéns pelo site, já está no meu favoritos, vai me ajudar bastante com minhas aulas no Distrito Federal (2ª maior comunidade nordestina depois de SP)
    Vania

    • Alê Almeida said,

      agosto 5, 2009 às 3:54 pm

      Oi Vânia,

      Tudo bem?

      Muito obrigada pelos parabéns.
      Espero que o blog ajude o seu trabalho e caso você tenha algo sobre os nordestinos aí no Distrito Federal, pode mandar para mim que eu publico.

      Obrigada pela visita.

      Abraços,

      Alê

  3. anaina gabriela said,

    novembro 1, 2010 às 2:27 am

    material riquissimo o da fipe no ano de 2009 realizei junto aos meus alunos do 1º ano uma pesquisa sobre bullying e foi um sucesso o avanço e mudança de comportamento das turmas foram nitidamente visiveis logo após o bullying trabalhamos com o tema direitos sexuais e homofobia um grande avanço voltado para temática pois através do projeto tivemos o regresso de um grupo de alunos homoafetivos que haviam evadido da escola por serem vitimas do bullying homofóbico torna-se necessário com carater de urgência a preparação de profissionais na aréa de educação para atuarem como mediadores nas relações de conflito no diz respeito a questões sexistas e heteroxesistas.


Deixe um comentário